Fitoterapia e Aromaterapia

A Fitoterapia tem baixo índice de toxidade e, portanto de efeitos colaterais indesejáveis. Ajuda no DETOX, elimina ama (toxinas) do organismo, diminui radicais livres e promove saúde e bem estar. De acordo com cada biótipo e questões pessoais, é possível preparar chás, xaropes, pomadas e geléias caseiras sem conservantes químicos específicos para cada caso.

Culinária Ayurvédica

A Culinária Ayurvédica tem como principal proposta proporcionar equilíbrio (corpo e alma). Cada pessoa é uma e a dieta é indicada de acordo com a necessidade e a disponibilidade de vida de cada um. Mas há o “básico” que promove um detox inicial e prepara o indivíduo para uma nova fase. Há a questão dos DOSHAS (caracterização do perfil biológico do indivíduo, segundo o Ayurveda) e a partir daí o terapeuta orientará com relação à direta. “Somos o que comemos” ou “Diga-me o que come e direi como está a sua saúde”, sabedorias e ou ditados a parte, a medicina Ocidental há muito já percebeu e está revendo conceitos e seguindo os moldes da medicina Oriental no que diz respeito principalmente à alimentação. Um ser saudável não é o que come mais, mas o que come certo.

Padabhyanga

Reflexologia Podal é a massagem nos pés em pontos reflexos para manutenção e promoção da Saúde. É uma terapia complementar aos tratamentos de saúde. A reflexologia corrige e equilibra disfunções do corpo para manter a saúde e o bem estar. A prática frequente da Reflexologia, ajuda a reequilibrar as energias que circulam pelo corpo, reduz tensões, promove relaxamento, melhora a circulação sanguínea e dissolve cristais de cálcio e ácido úrico depositados nas articulações dos pés. A sessão de reflexologia é seguida de um escalda pés com ervas e flores. A reflexologia, como a automassagem pode ser aprendida e executada em casa. É recomendável essa troca entre casais, pais e filhos.. São os cuidados que começaram na gente sendo estendidos aqueles que amamos.

Yogaterapia Ayurvédica

A Yoga Terapia Ayurvédica deve ser aplicada após a análise do Dosha (caracterização do perfil biológico do indivíduo, segundo o Ayurveda). Após análise, o terapeuta indicará para o aluno a série de yoga mais adequada segundo o seu dosha. A prática de yoga é realizada através de asanas (posturas), pranayamas (exercícios respiratórios), mudras (feitos com os dedos das mãos em conjunto com a respiração para ampliar o fluxo de prana no corpo), bandhas, (são “bloqueios corporais”), “espécie de mudra”, a saber: Mula Bandha, contração do períneo Uddiyana bandha, contração do abdômen na caixa torácica, Jalandhara Bandha, dobrar o queixo em direção ao peito. E finalmente, porém não menos importante, muito pelo contrário, o yoga nidra: o relaxamento profundo do nosso ser, realizado após a prática. É um estado de consciência entre a vigília e o sono. Há muito tempo a medicina ocidental vem comprovando e indicando a prática do yoga e da meditação no combate ao estresse e na recuperação e manutenção da saúde.

Shiroabhyanga

Shiro quer dizer cabeça e abhyanga untar com óleo, massagear. Esse tratamento começa com uma massagem leve na cabeça, depois no pescoço e nos ombros. Seus benefícios são muitos: alivia enxaquecas, stress, problemas mentais, queda de cabelo, insônia, constipação, indigestão, obesidade, etc. A massagem na cabeça aumenta a oxigenação e fornecimento de nutrientes do cérebro. Deve ser realizada com óleo adequado ao dosha de cada pessoa.

 

Massoterapia Ayurvédica

A Massoterapia Ayurvédica, Abhyanga (que significa untar com óleo) promove um padrão respiratório mais profundo e natural. A prática regular, relaxa os músculos, os nervos, os ossos, o corpo inteiro. Auxilia o aparelho digestivo (mantendo o equilíbrio e a circulação correta dos gases do corpo), induz ao sono profundo, melhora o apetite, alivia as dores, melhora a circulação, tonifica e hidrata a pele, o que traz um rejuvenescimento, melhora a visão e restabelece o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito. Agende uma sessão para você  usufruir de todos os benefícios dessa fantástica terapia. 

Panchakarma

Panchakarma é um tratamento que promovemos para a total limpeza e desintoxicação do organismo. Deve ser realizado preferencialmente durante as estações mais amenas do ano, como o outono e primavera e visa limpar o corpo de materiais tóxicos deixados por doenças e ou má nutrição, tanto de alimentos quanto de emoções.  E´acompnhado sempe de uma dieeta específica. Equilibra os doshas o que promove maior saúde e bem estar geral. Basti(Enemas- limpeza dos intestinos), Vamana, (Emesis- limpeza do estômago), Nasya (limpeza das narinas- sinusitis)

Rasayana Corporal

O Rasayana corporal (udduarthan) – é uma massagem com drenagem linfática que utiliza óleos específicos e produtos adequados a esfoliação contribuindo para a melhora da celulite, redução das medidas, eliminação de células mortas o que resulta em mais tônus e saúde da pele.