A Meditação Nossa de Cada Dia

January 14, 2016

Meditação em sânscrito chama-se dhyana. É o sétimo passo para a iluminação de um yogui( praticante de yoga). Na Índia os praticantes de Raja Yoga, a Yoga Real, meditam diariamente com o intuito de atingir o samadhi, último passo do caminho de um yogui, que é o estado de bem-aventurança. Existem diversas técnicas e diferentes linhagens de gurus que passam para seus discípulos o seu conhecimento sobre meditação

          Meditar pode significar o ato de esvaziar a mente dos problemas diários e retilíneos, para podermos, ter insights de quem somos nós e nos sentirmos um com o todo, o universo. Mas não de uma forma intelectual e sim de uma forma mais intuitiva, sensorial, com a mente superior.

            Acalmar as ondas cerebrais, não é muito fácil. Dharana, a concentração, é importante. Para alguns mestres, meditar é estar presente no aqui agora, tranquilos, tentando ser um observador, procurando não se identificar com o pensamento, não dar continuidade a ele. A prática dos ásanas, posturas, ajuda a manter um corpo sadio, flexível e também a manter a postura meditativa por um tempo maior , sem sentirmos dor nas costas.

               Já alguns mestres preferem as meditações dinâmicas, para que nos abandonando num movimento, nos desconectemos de nossos problemas, nossos pensamentos retilíneos, e possamos abrir as portas para o infinito.

        Para mim, meditar é aquietar a mente. Às vezes prefiro ficar sentada.  Observar meus pensamentos. Os insights surgem e imagens aparecem, me ajudando a ver o  mundo de uma forma mais total ou as vezes alguma situação que eu não estava entendendo se apresenta de forma clara. Fico sendo a observadora do meu mundo interior.

         Mas as meditações em movimento são alegres , me fazem mais facilmente sair do dia a dia, e tenho a sensação de ser levada para uma outra dimensão. Outras vezes, simplesmente fico totalmente presente em cada ato que eu faço, me compreendo melhor, numa tarefa diária. Por isso independente da técnica, concordo com os mestres que dizem que se você estiver totalmente entregue em determinado momento, caminhando à beira mar, lavando louça, fazendo amor, nadando, sentado na grama olhando a paisagem... isto também é meditação.

Hari Om!!!!

  

                

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

A Flor de Lótus, Yoga e Ayurveda

December 13, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

August 3, 2017

August 3, 2017

February 7, 2017

July 12, 2016

Please reload

Arquivo