As Cinco Purificações Ayurvédicas

January 15, 2016

  Nasya

       Purificar, no sentido de tornar mais puro, mais limpo em todos os níveis é de extrema importância para a medicina indiana, o Ayurveda. Dotada de muitos tratamentos muito eficientes e alguns deliciosos, como o abhyanga, massagem que pode ser feita à quatro mãos, ou pizzichlili uma massagem à quatro mãos acompanhada por  um banho de óleo morno perfumado, com, erva e aromas,específicos para cada tipo de pessoa. Dentre estes tratamentos os mais especiais, chamam-se Panchakarma - as cinco purificações. Que de vem ser aplicados, por um médico ou um terapeuta ayurvédico experiente. Pode ser feito de uma forma caseira, um panchakarma, mais suaves, mas para isso, é necessário uma orientação também de um especialista.

       Estas limpezas desentoxicam  os srotas, canais físicos, energéticos, mentais e emocionais que possuímos. Para tanto faz-se uma avaliação profunda para determinar o dosha, e qual limpeza  será necessário fazer, e toda um a sequência de procedimentos serão feitos antes e depois desses panchakarmas.São aplicados de acordo com as estações do ano, e um dieta específica é indicada.

        O tratamento que limpa- as narinas, para que o prana que vem com a respiração circule melhor, chama-se nasya. É excelente para sinusite, dores de cabeça, problemas alérgicos que afetam as vias respiratórias, relaxa a mente profundamente.

       O Panchakarma, que limpa as toxinas do aparelho digestivo, chama-se vamana, são vomitórios, que eliminam excesso de kapha( caracterizado pelo muco). Além de beneficiar o sistema digestivo eliminando as toxinas (ama), o muco acumulado, serve também para pessoas em crise aguda de asma, processo de congestão, sinusite aguda, forte sem febre.

          Virechanas, são as purgações feitas, após tomar ervas amargas, especiais provocando uma diarréia, para limpar, principalmente intestino delgado. Indicados para desequilíbrio de pitta.Praticamente todas as doenças de pele,febre crônica,quando a pessoa sente ondas de calor, boca amarga, congestão nos olhos, coceira, hipertiroidismo, doença do cólon irritável, causada por estresse e alimentação Pitta,cefaléia intensa, enxaqueca, parasitose intestinal,e erisipela, anemia, sensação de ardência nos olhos, descoloração da pele, por exemplo: vitiligo, asma,estomatite,hiperacidez, menopausa – para os calores.

        Quanto á parte intestinal, no caso principal de constipação os bastis, são aliviantes, ajuda a normalizar o intestino .Neste aqui é mais que fundamental mudanças de hábitos e dieta, é o mais importante pois atua sobre vata, sobre o equilíbrio de vata, e como vata é responsável por todos os movimentos do corpo, pelo movimento de kapha e Pitta, eliminações, captações, quando se equilibra vata, se equilibra todo o organismo. É um enema nutridor, diferente das lavagens intestinais conhecidas,no Brasil. Atua também  em problemas mentais.

        E o quinto panchakarma , é o Rakta moksha, que é a purificação sanguinea, na Índia feita com sangue-sugas, leecheas, que são criadas, para quando houver estagnação de sangue serem aplicadas, sobre a pele e elas, irão procurar as veias, que estão carregadas, e sugar o sangue fazendo com que ele se renove. No Brasil não são mais permitidas, embora, nossa medicina já tenha feito uso. Pela questão da transmissão do vírus da AIDS se feita pelo sangue não podem mais ser usadas. Na Índia continuam usando e eles garantem que não transmitem o vírus, pois elas se renovam e se limpam. Por via das dúvidas, temos outras formas de renovar o sangue, como doando-o periodicamente, retirando com uma seringa  caso haja necessidade.

 

Sheila Quintaneiro – Diretora do Shiva Studio de Yoga e Ayurveda.   Presidente da International Association of Yoga and Ayurveda,Terapeuta Ayurvédica e Professora de Yoga.

www.shivastudio.org  shivastudioyoga@gmail.com www.ayurvedayogaom.org

   

Please reload

Posts Em Destaque

A Flor de Lótus, Yoga e Ayurveda

December 13, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

August 3, 2017

August 3, 2017

February 7, 2017

July 12, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square