Dicas Ayurvedicas para "Sonhar com os Anjos" neste Inverno!

August 1, 2017

  Ayurveda, que significa o "conhecimento da vida", nos  aconselha a mantermos hábitos diários, dinacharya, para vivermos em harmonia.
  Para termos uma boa noite de sono, o ayurveda nos recomenda de uma forma geral, jantar  cedo,  em torno das 19:00 h e não sentar  ou deitar e sim dar uma caminhada ou fazer alguma atividade leve, que ajude a digestão, principalmente se o dosha for kapha, que tende a engordar e não digerir bem os alimentos à noite.
        Durante as estações mais amenas, outono, primavera e principalmente no inverno, que é a mais fria de todas, devemos dar preferência às sopas aquecidas, de legumes, no caso da pessoa ser vegetariano, como os praticantes de ayurveda costumam ser. Se não for vegetariano, dar preferência à carne branca que digere mais facilmente, acompanhada de algum prato de legumes.

Saladas e frutas devem ser ingeridas preferencialmente até as 17:00h.  Indiano, raramente bebe álcool portanto nunca aconselham bebidas alcoólicas.
        As bebidas  geladas devem ser evitadas, o melhor é tomar um chá digestivo  meia hora após a refeição. Para Vata que é o dosha mais agitado e tende a ter insônia,  o chá de  camomila é recomendado, para Pitta, o dosha mais quente que tende a ter indigestão por comer demais, o chá de hortelã é ótimo, pois refresca, digere e acalma e para Kapha um chá de canela, que aquece e melhora a digestão, é perfeito.
         Ler antes de dormir é um bom hábito principalmente se for uma leitura agradável. Meditar  meia hora ao acordar e antes de dormir é perfeito, pois esvazia a mente das preocupações, acalma e eleva o nosso espírito.
            As roupas devem ser confortáveis e aquecidas de acordo com a estação. O Ayurveda recomenda cores mais quentes para Vata,  como o rosa e o amarelo por exemplo, cores mais pastéis e frias para Pitta como o azul claro e o verde e mais vibrantes e quentes como o laranja  em tecidos mais rústicos para Kapha.
          Ver televisão ou computador até tarde pode prejudicar o sono, pois afeta diretamente a mente. Tomar um banho morno relaxa e acalma , principalmente se chegamos da rua ou de uma atividade muito agitada . Agora se o dosha for Vata, olear o corpo com um óleo nutritivo como o de gergelim ou mesmo massagear o pé com este óleo e calçar uma meia. Nas  estações frias é excelente para as insônias do dosha  Vata. Um escalda pé para Kapha com água quente com um chá forte de gengibre nas estações mais frias,  com certeza, após  um dia de trabalho, trará uma boa noite de sono para Kapha.
          Vata se satisfaz com seis horas de sono especialmente na idade madura, Pitta  com oito e kapha com dez horas, no etanto o Ayurveda recomenda que kapha não durma tanto, pois tende a acordar com a mente confusa e embotada após dormir tantas horas. Se deixar, ele pode dormir até umas doze horas!!!
         Yoga é bom para todos os doshas mas kapha, principalmente, que não gosta muito de fazer exercícios devia adotar esta prática, já que ela tem séries que não são muito puxadas, vai ajudá-lo à manter  a forma, evitar depressão e dormir na dose certa. Tenham bons sonhos!  Namastê!
                                                                                                   Sheila Quintaneiro
 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

A Flor de Lótus, Yoga e Ayurveda

December 13, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

August 3, 2017

August 3, 2017

February 7, 2017

July 12, 2016

Please reload

Arquivo