Tributo a Sri Krishna Pattabhi Jois

August 12, 2017

 

 

         Sri Krishna Pattabhi Jois, o co-autor do Ashtanga  Vinyasa Yoga,  deixou este mundo dia 18 de maio de 2009, aos 94 anos.

         Pattabhi  Jois nasceu numa lua cheia de julho de 1915, na pequena Vila Kowshika, perto de Hassam no estado de Karnataka na Índia.  Nascido numa família de Brahmanes, cujo pai era um sacerdote e astrólogo, foi criado aprendendo os vedas e os rituais hindus. Aos 12 anos começou sua prática de yoga com o grande yogui  Sri T. Krishnamacharya que durou 2 anos, depois se desencontraram.  Seu professor viajou pela Índia com seus ensinamentos e Pattabhis Jois deixou sua vila para ir para Mysore . Pattabis desejava cursar a Universidade de Sânscrito, mas deixou sua vila com apenas duas rupias no bolso e passou muita dificuldade, mas continuou estudando e praticando yoga. Por volta de 1930 reencontra seu Guru  krishnamacharya e retoma seus estudos de yoga.

         O Marajá de Mysore, Krishna Rajenda Wondeyar, sabendo da presença de Krishnamacharya na sua cidade e do poder de cura de sua prática  se rende a seus ensinamentos e fica curado. Em troca tornar-se seu mecenas e constrói para ele um Yoga Shala( escola de yoga) na galeria de arte do palácio. Pattabis foi então convidado para dar aulas no Yoga Shala também, e logo a seguir para dar aulas de sânscrito no Sanscrit College em 1937, onde ele se manteve até sua aposentadoria em 1973.

      Pattabhis se casou por amor com Savitramma .Brahmane, vindo de uma linhagem de mestres de sânscrito, seu  avô , professor e filósofo do último Shankaracharya de Kanchi, Sri Chandrasekharendra Saraswati. Teve três filhos:  Manju, Ramesh, e Saraswati. Ela deu a luz à Sharath, em 1971 que é o atual diretor da escola de Ashtanga Vinyasa yoga em Mysore.

 

     O Ashtanga Vinyasa Yoga é uma prática intensa, acredito que a mais intensa de todas, criada por Krishnamacharya que viveu mais de 100 anos, e Pattabis Jois , baseada no Tantra Korunta.

 

 

 

 

 

 

Ashtanga não é para todos, pois exige muita disciplina, concentração, força muscular e alongamento. O primeiro ocidental a conhecer esta prática na índia foi André Van Lysebeth conceituado professor de yoga da Bélgica em 1964. Depois dele muitos europeus vieram estudar com o mestre.  Por volta de 1972, os americanos entraram em contato levando para a Califórnia esta técnica. Em 1975 ele e seu filho Manju fizeram sua primeira viagem para lá.

    Nos 25 anos que se seguiram, esta pratica se espalhou pelos Estados Unidos, França, Alemanha, Canadá, Suíça, Espanha, Israel, Chile, Nova Zelândia, Itália, Inglaterra e Brasil.

 Em janeiro de 2006 ele fundou  O Shri K. Pattabhi Jois Charitable Trust, no seu aniversário de 90 anos, com o objetivo de ajudar os não privilegiados, os idosos, com educação, reabilitação, auto-sustentabilidade, num belo trabalho de karma yoga.

    Conheci o Asthanga Vinyasa Yoga no ano 2000 num workshop com o professor Pedro Kupfer,  a seguir fiz aulas com Camila Heitz, Clayton Horton, discípulos de Pattabhis, e Paula Saboya. E nunca mais parei de praticar, dando aulas no meu Studio. Atualmente outros professores dão aulas desta técnica aqui também com Érica Humpert, que dá aulas regulares no Shiva Studio e no nosso Curso de Formação em Yoga, formada por Cathia Karin e Maurício Wolf, também discípulos de Pattabhis. Temos  aqui no Shiva Studio de Yoga e Ayurveda os jovens professores Eduardo Foreis e Lumina Laucas dando aulas desta técnica

   O Ashtanga é muito bom para jovens e pessoas que gostam de trabalhos vigorosos. Deve-se praticar com professores conscientes, pois a prática implica em riscos, já que ela é feita em movimento e com posturas muito avançadas. Recomendo aos meus alunos intercalarem com aulas de Hatha yoga. O Asthanga deu origem ao Vinyasa, prática muito parecida, mas que não segue as séries do asthanga propriamente ditas, mas são uma variação delas. Que Deus mantenha sempre iluminado este grande yogui  Sri Krishna Pattabhis jois e que sua luz sempre nos ilumine.

, NAMASTÊ!  Hari OM!

 

Sheila Quinttaneiro

  

 

 

  “ Se nós praticarmos a ciência do yoga, que é útil para toda a humanidade e a qual tráz  felicidade agora e sempre- Se nós praticarmos  sempre , nós teremos felicidade física, mental e espiritual e nossa mente irá fluir na direção do nosso EU Superior.” Sri K. Pattabhi Jois.

 Maiores informações sobre este mestre vejam no site oficial do Yoga Shala http://www.kpjayi.org/

Please reload

Posts Em Destaque

A Flor de Lótus, Yoga e Ayurveda

December 13, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

August 3, 2017

August 3, 2017

February 7, 2017

July 12, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square