Tempere sua Vida e Seja Saudável e Feliz

September 10, 2018

As especiarias indianas, segundo a nossa história oficial, foi o motivo pelo qual os portugueses “descobriram o Brasil”. A rota das especiarias, moveu não somente os portugueses, mas toda a Europa a descobrirem seus caminhos para a Índia, movendo a economia mundial e divulgando esta cultura fabulosa, que este pais, tão antigo que por ter desenvolvido sua a escrita à milênios conseguiu manter vivo o seu pensamento, suas artes, sua literatura e sua religião até hoje. Uma Cultura fantástica de cerca de 12.000 anos, por isso podemos nos referir a ela como “ Mãe Índia”, pois ela é um dos berços da nossa civilização.

        Sua cultura se espalhou pelo mundo, trazendo saúde, através do Yoga, uma prática que nos ajuda a manter a nossa saúde física, energética, emocional e espiritual.  O Ayurveda, com suas práticas e tratamentos que nos ajudam a manter nossa saúde, é praticado à mais de 7000 anos, é a Medicina Tradicional da Índia, também usada por terapeutas, chamados: ” Vaidyas” na Índia, que não têm uma formação acadêmica na linha ocidental, mas aprenderam  por um sistema chamado “param param”, ou seja de mestre para discípulo, ou mesmo familiar, quando o pai, o avô, o bisavô, enfim todos os ancestrais praticavam e foram passando para seus filhos. Encontramos hoje, muitas universidades na índia que dão esta formação e Cursos livres, em Institutos e Academias, aonde me formei e hoje passo este conhecimento para meus alunos. 

      A Culinária Indiana que também se espalhou pelo mundo com seus pratos exóticos, vegetarianos em sua maioria, mostrando desta forma, para o mundo que podemos ser mais civilizados e não matarmos animais, para Noas alimentarmos, já que também somos animais. A quantidade de temperos que encontramos num único prato, desta deliciosa culinária é bem elevado.

     Juntando o Ayurveda com a Culinária indiana temos então a Dietética Ayurvédica, que através dos sabores, temperos e uma visão holística da vida e de cada indivíduo promove, sabor, saúde, prazer e felicidade para o nosso dia à dia.

    Como na família, ainda hoje, normalmente as mulheres cozinham para as suas famílias e ainda trabalham para ajudar a sustentar essas famílias, ou para sentirem-se profissionalmente satisfeitas, temos as massalas, misturas deliciosas e fantásticas, para poupar tempo e de uma forma prática, ajustar o nosso organismo as mudanças climáticas, que as diferentes estações provocam. Elas podem ser usadas em diferentes pratos, com legumes, leguminosas, tipo feijões, massas etc. E são medicinais. Bon apetit!

 Massala de Primavera:

Ingredientes:

1 colher de sopa de sementes de cominho

2 colheres de sopa de sementes de coentro

1 colher de sopa de sementes de mostarda amarela

1 colher de chá de pimenta preta em grão

 1 colher de chá de sementes de cardamomo

 

Modo de preparo:

Amassar no suribachi ou pilão todos esses ingredientes depois de tostá-los ligeiramente. 

MASSALA DE VERÃO

Ingredientes:

 2 colheres de sopa de cominho em pó
1 colher de sopa de sementes de erva-doce
1 colher de sopa de sementes de cardamomo
1 colher de sopa de curry em pó.

Modo de preparo:

Tostar as sementes e triturar no pilão com os outros ingredientes.

Massala de Outono

Ingredientes:

2 colheres de sopa de sementes de feno grego 

1 colher de sopa de sementes de mostarda negra

1 colher de sopa de pimenta do reino

1 colher de chá de gengibre em pó

1 colher de chá de noz-moscada ralada

 

Modo de preparo:

Tostar as sementes e triturar no pilão com os outros ingredientes.

 

Massala de inverno 

Ingredientes:

1 colher de sopa de alho fatiado e seco

1 colher de sobremesa de gengibre em pó 

2 colheres de sopa de sementes de coentro

2 pimentas dedo de moça secas

1 colher de chá de açafrão

1 colher de sopa de mostarda negra

 

Modo de preparo:

 Toste as sementes de mostarda, tape a frigideira pois elas pulam, adicione o coentro e triture tudo num pilão, guarde em pote de vidro depois que esfriar. Se não quiser que fique muito picante retire as sementes das pimentas.

Use para tostar todas as massalas uma frigideira de fundo grosso (ferro, inox). Espere esfriar e guarde em um pote de vidro que deve estar de referencia esterelizado (fervido e seco). Guarde em lugar sem umidade e de preferencia com pouca luz para que dure mais tempo.

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

A Flor de Lótus, Yoga e Ayurveda

December 13, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

August 3, 2017

August 3, 2017

February 7, 2017

July 12, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload